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Fim de quarter: Avaliações, eNPS e Feedback

Tempo de leitura: 5 minutos

O primeiro quarter de 2022 chegou ao fim. Como foi este início de ano para a sua empresa e quais são os seus objetivos para o próximo quarter?

Apesar das análises serem constantes no mundo dos negócios, as mudanças de trimestre são momentos nos quais essa ação se intensifica e se torna ainda mais estratégica.

Isso porque, nestes períodos você reúne todos os dados para entender com mais profundidade quais foram os pontos positivos e negativos na performance da sua empresa.

E essa é uma ação que, além de trazer mais clareza sobre o desempenho da sua equipe, também te auxilia nas projeções para os próximos trimestres.

Mas para fazer análises bem sucedidas, é necessário seguir alguns passos básicos. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Perguntas que você deve se fazer no fim do quarter

O que conseguimos realizar?

Quais foram os objetivos concluídos que nos dão motivos para celebrar?

Muitas vezes, ficamos tão focados nas coisas que não estão dando certo que esquecemos de todos os aspectos positivos da empresa.

Portanto, analise também o que deu certo. Tanto para replicar ou otimizar as ações futuramente, quanto para unir a equipe em uma celebração por essas conquistas.

Pode parecer bobo, mas a comemoração dos objetivos alcançados também é algo importante para gestão.

Quais objetivos não foram alcançados?

Assim como é importante celebrar as conquistas, é essencial entender quais metas não foram atingidas.

Afinal, você só identifica os pontos de melhoria ao analisar as falhas. E é somente com essa análise que você consegue traçar novas rotas para melhorar o desempenho no próximo trimestre.

Quais ações realmente fizeram diferença?

Ao analisar os resultados no final de cada quarter você percebe quais ações tiveram um impacto maior (positivo ou negativo), tanto no engajamento quanto na receita.

Entender quais foram essas ações (e como elas foram alcançadas) te ajudará a tomar decisões no futuro.

O que devemos fazer para o próximo trimestre?

Ao se fazer esses questionamentos e concluir a sua análise de dados, você entenderá quais serão os próximos passos para a sua empresa.

Mas ao longo do processo, também é importante que você considere a visão do seu time sobre o cenário atual da empresa.

Assim, você enriquece suas análises com outros pontos de vista e consegue preparar estratégias e ações mais assertivas para o próximo trimestre.

A importância da avaliação de desempenho no quarter

A avaliação de desempenho basicamente serve para entender como está a performance (tanto individual quanto coletiva) da sua equipe.

Por isso, é importante que você as realize a cada ciclo para entender onde estão os gaps e criar planos para corrigi-los.

Sempre há mudanças e melhorias a serem feitas, mas nem sempre é fácil identificar ou mesmo priorizar todas elas. Por isso é necessário aplicar avaliações de desempenho e pautar suas decisões nos dados fornecidos por elas.

No nosso Guia Prático de Avaliação de Desempenho você confere mais sobre o passo a passo dessa etapa do processo.

Utilize o eNPS a seu favor

O eNPS é uma das principais ferramentas para mensurar o nível de satisfação, engajamento e fidelidade dos seus colaboradores.

Todos esses aspectos, quando bem trabalhados, contribuem grandemente para os resultados dos negócios. Mas não há como agir sobre eles sem identificar, primeiramente, como eles estão, não é mesmo?

Por isso, apesar de não existir uma frequência exata para aplicar uma pesquisa de eNPS nas empresas, recomendamos que ela seja feita, ao menos, a cada trimestre.

Isso porque seus resultados fornecem informações valiosa sobre a qualidade do ambiente de trabalho, e também têm impacto sobre outros indicadores importantes da empresa, com o turnover.

Em nosso outro artigo explicamos como analisar e o que fazer com os resultados da pesquisa de eNPS. Clique aqui e confira!

Fortaleça uma cultura de feedbacks

Por último, mas não menos importante, nunca deixe os feedbacks de lado. Principalmente em períodos estratégicos como este.

Essa é uma ferramenta imprescindível para a gestão de pessoas, que além de trazer o entendimento de como as condutas das pessoas estão sendo vistas dentro da empresa, também é uma ótima forma de alinhar os colaboradores aos objetivos da organização.

Ou seja, ao implementar e fortalecer uma cultura de feedbacks, todos ganham. Tanto a empresa quanto o colaborador.

Apesar dos feedbacks serem válidos para todos os momentos do ano, use esse período de virada de trimestre para fortalecer essa prática, aproveitando o ritmo de análises e reflexões de todos.

Aqui o importante é parar e pensar: como o meu feedback pode ajudar essa pessoa a conquistar seus objetivos no próximo trimestre?

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o assunto, deixamos aqui um conteúdo gratuito e muito rico para te ajudar nesse processo, confira:

Por hoje é isso! Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que ele te ajude a analisar esse quarter e a se preparar para o próximo de maneira mais assertiva.

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