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5 dicas para CEOs e líderes na gestão de crise

Tempo de leitura: 10 minutos

Em momentos como o que estamos enfrentando, as empresas precisam entender a importância de uma boa gestão de crise pode significar no contexto de sobrevivência do negócio.

Uma frase do Andrew Grove, ex-presidente da Intel, criador do OKRs e autor do livro “Administração de Alta Performance”, deixa claro essa importância:

Empresas ruins são destruídas pelas crises. Empresas boas sobrevivem a elas. Empresas excelentes são aprimoradas por elas.”

Andrew S. Grove

George Eich (CEO da CoBlue) explora um pouco da temática da gestão de em tempos de crises e momento de incertezas em um de nossos episódios do CoBlueCast, que você pode ouvir abaixo:

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Nesse artigo, vamos explorar alguns processos que todo CEO deveria seguir para conseguir trabalhar a gestão de crise de forma ágil e garantir que sua empresa prospere.

Gestão de Crise em tempos de incertezas

Em momento de crise e grandes incertezas como o que vivemos atualmente, as empresas do mundo estão se vendo obrigadas a agir urgentemente.

Acima de tudo, evento marcantes e inesperados trazem consigo um nova abordagem de gestão de crise diferente de qualquer outra já vista.

Com isso, as formas tradicionais de lidar com as crises já não são suficientes e, portanto, você enquanto gestor precisa saber: é necessário agir agora, mas com inteligência.

As medidas essas tomadas pelos governos e pelas empresas que entendem os impactos positivos da gestão de crise.

Pelo mundo, todos estão agindo rápido e com cautela. Segundo o site Viagem e Turismo cerca de 43 países estão com as fronteiras fechadas para a entrada de estrangeiros.

Também, empresas pelo mundo adotaram o trabalho home office durante esse esse momento e isso pode alavancar essa metodologia de trabalho remoto.

Além disso, bolsas pela Europa e Ásia apresentaram grandes quedas nos últimos dias.

Indíce do Ibovespa das bolsas de valores nos últimos 12 meses

Todas as empresas estão enfrentando grandes desafios para reverter sua situação e até mesmo, evitar quebrar.

Por essa razão, separamos dicas de processos de como a gestão de crise pode te ajudar e pontos nos quais você deve se manter atento e como lidar com esse momento.

1 – Monitore tudo (eu disse TUDO)

Você precisa estar atento a qualquer mudança de mercado que possa impactar no seu negócio, direta ou indiretamente.

A esperteza por trás da gestão de crise é saber o que fazer, como fazer, porquê fazer e, principalmente, quando fazer.

Verifique a veracidade das informações, entenda-a e aplique em seu negócio.

Monitore o ambiente externo

Gestão de crise não envolve apenas seus processos, mas sim tudo que possa atingir o seu mercado. Por isso, analise diariamente todas as métricas que puder, esse é o momento de você acompanhar o que não conseguiu antes.

Também veja o que a concorrência está fazendo. Adote novas posturas.

Quanto está o dólar hoje? E as bolsas de valores? Quais os setores mais afetados? Seus clientes fazem parte desses setores mais afetados? Questione-se!

Aqui estão algumas fontes que você pode acompanhar, confira:

  • Ibovespa
  • Infomoney
  • Acesso a cotações
  • Índices de mercado de seus clientes (Você precisa saber como seu cliente será impactado!)
  • Índices do seu mercado
  • Google trends (palavras-chave)

Monitore também o ambiente interno

Além de acompanhar o mercado externo, olhe para dentro. Acompanhe todos os comportamentos dos usuários em seus canais de comunicação, verifique o seu índice de procura em meio a esse momento.

Reveja seus processos, afinal, agora eles fazem sentido? Seus clientes estão sofrendo muitos impactos e precisarão te deixar agora? Que ações você pode fazer para garantir a preservação deles? Quais os lugares corretos para redução de custo, você sabe?

Alguns fatores da sua empresa que você pode acompanhar:

  • Processos
  • Custos (gerais, fixos, etc)
  • Pessoas (competências, comportamentos e valores)
  • Metas
  • Mercados dos clientes e como serão afetados
  • Avalie possíveis reduções de mensalidades ou isenções (o importante é manter o cliente em sua empresa)

2 – Se planeje com os cenários negativos

Esse momento que nos desafia exige planejamentos estruturados para reduzir perdas, isso é gestão de crise. Todos vamos ser impactados, você queira ou não.

Portanto, faça uma projeção dos próximos trimestres com receita reduzida e trabalhe em ações focadas para diminuir quedas muito representativas.

Funcionários e clientes estão assustados e com medo. Existe uma alta possibilidade de interrupções de receita, os clientes mudarão seus comportamentos.

A recuperação pode não ser rápida, mas com a gestão estruturada é possível visualizar as próximas decisões a serem tomadas.

Esse é o momento de entender seus possíveis próximos cenários, mas não esqueça, planeje ações externas e internas.

Seguem dicas de ferramentas de gestão e análise de cenário que você pode utilizar:

  • Cinco forças de Porter

Aproveite e baixe nosso eBook SWOT para aplicar a matriz de forma prática na gestão de crise do seu negócio.

  • Análise de competitividade

Veja no vídeo abaixo um tutorial de como fazer o seu Canvas.

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  • Estratégia LEAN

3 – Comunicação e alinhamento são essenciais na gestão de crise

Primeiro fator que podemos comentar, não confunda comunicação e alinhamento com reuniões gigantescas.

Outro ponto, comunicação NÃO é só conversar. Envolve processos, diretrizes, caminhos, metas bem definidas, entre outros.

Você precisa entender a imensa necessidade em estar próximo (a) da sua equipe o máximo que conseguir.

Se possível, faça calls diárias, explique os desafios que a empresa está enfrentando e a importância que o trabalho disciplinado de cada um tem. Seja transparente.

Mas além de tudo, seja assertivo (a) na informação que deseja passar.

Clareza e objetividade nas informações são essenciais para o bom entendimento de todos, esclareça as dúvidas de seus colaboradores.

Entenda a importância dos feedbacks e feedforwards 360º, ou seja, todos precisam se comunicar com todos, o tempo inteiro, sem exceções.

Além dos feedbacks, você precisa orientar seus colaboradores a olharem para frente, quais os próximos passos? O que devemos fazer daqui para frente? Como todos podem melhorar seu desempenho? Como podemos começar essas mudanças? Quais os benefícios dessas mudanças?

E mais do que nunca, enxergamos a necessidade de sentar e alinhar as diretrizes individualmente com todas as pessoas, metodologia conhecida como 1:1 (one-on-one) que consiste em reuniões periódicas entre gestor e seu liderado para feedbacks individuais.

4 – Faça gestão e avaliação de desempenho (principalmente com home office)

Nessa situação em que nos encontramos, sabemos que a grande maioria das empresas adotaram como método de prevenção o trabalho remoto (também conhecido como Teletrabalho ou Home Office).

Dito isso, surge o clássico questionamento: Como vou gerir e avaliar o desempenho dos meus colaboradores sem estar próximo (a) deles?

Vamos lá! Você já realiza algum tipo de avaliação de desempenho? Se sim, essa mesma avaliação faz sentido remotamente ou nesse momento?

Esse é o momento que fica mais claro a importância que a gestão contínua de desempenho exerce nas empresas. Vou te dar um pequeno exemplo:

No início do mês de março você definiu a meta do mês para o time de vendas, na qual cada vendedor deveria realizar R$ 10.000,00 reais em vendas do seu produto/serviço principal.

Mas com todo o movimento dessa crise, você tem conhecimento de que essa meta não terá como ser atingida, então, e agora? Como medir os resultados da minha equipe de vendas?

As perguntas que você deve se fazer é: “Nesse momento, o que preciso que meu time de vendas faça?”, a partir disso, entenda “como posso mensurar esses resultados que eu preciso do meu time de vendas?”, em seguida, questione “Esses resultados entregam valor para o meu negócio e vão auxiliar minha empresa nessa fase?”

Você pode e deve definir as competências necessárias para auxiliar em seu negócio, então defina a forma que deseja realizar essa avaliação (aqui na CoBlue, utilizamos nossa plataforma de Avaliação de Desempenho).

5 – Gestão contínua de desempenho pode te ajudar

Como comentado anteriormente, esse é o momento em que fica clara a importância da gestão contínua de desempenho.

Em um momento onde os resultados ainda estão incertos, talvez o foco seja garantir que as competências e comportamentos sejam reforçados nas pessoas, e posteriormente avaliados. E que estejam de acordo com o momento que a empresa necessita.

Faça essa calibragem, no que será avaliado e os resultados esperados não só quantificáveis, de metas, mas sim de comportamentos e competências que devem ser apresentadas nesse momento.

E é claro, tudo isso deve ser comunicado! As pessoas precisam estar cientes que devem se esforçar nesse sentido. Porque o propósito de gerir e avaliar desempenho em um momento de crise não pode ser punitivo, e sim construtivo.

Se fora dos momentos de crises o foco no desenvolvimento das pessoas é o que difere competitivamente as empresas, isso não deixa de ser verdade durante as crises, pelo contrário, apenas cresce em intensidade e foco.

E todos esses processos devem ser contínuos! O que significa que você deve estar constantemente aplicando e reavaliando esses processos.

Porque com a crise, as mudanças do mercado e dos clientes, são mais rápidas e imprevistas. O que significa que seu processo de gestão contínua em tempos de crise, deve estar atento e pronto para uma nova rodada no processo.

Infográfico sobre gestão contínua e  revisão de processos na gestão de crise em tempos de incertezas
Fonte: CoBlue (2020)

Lembre-se de uma coisa super importante, estamos juntos nessa! Nós vamos passar por essa melhor do que entramos, mas precisamos de muita cautela e inteligência. Conte conosco para o que precisar e acompanhe nosso blog e redes sociais, temos conteúdos fresquinhos para te auxiliar em seu negócio.

Faça gestão de crise e planejamento estratégico com os OKRs

O OKR (Objective and Key Results ou Objetivos e Resultados Chaves) é um modelo ágil de gestão que permite sua empresa avaliar resultados em tempo real, e ajustar a estratégia baseado no que está dando certo e errado.

Com OKRs a gestão estratégica fica ainda mais ágil, perfeita para as constantes mudanças em tempos de crises.

mockup tela de computador e mouse com o software coblue okr blogpost gestão de crise em tempos de incertezas

O CoBlue OKR é um software para gestão dos OKRs. Com ele você acompanha os resultados e progressos em tempo real, faz gestão e avaliação de desempenho, além de dar Feedbacks para todos.

Solicite uma demonstração!

E agora é com você, me diga como sua empresa está lidando com a gestão de crise nesses tempos de incertezas? O que estão fazendo para reverter essa crise?

Deixe seu comentário e vamos compartilhar conhecimento. 😉

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