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10 dicas para a gestão no home office

Tempo de leitura: 7 minutos

Nesse artigo veremos 10 dicas práticas para a gestão no Home Office.

Diante da crise fomos obrigados a aderir à flexibilidade e encontrar novos métodos para trabalhar. Desta forma, o trabalho remoto, conhecido como Home Office ou teletrabalho, se tornou o principal meio para seguir adiante com os processos de forma segura.

Fomos Inseridos em um ambiente de transformação, onde as mudanças ocorrem em máxima velocidade e ninguém sabe ao certo o rumo que irá tomar, nem o tempo exato que levaremos para superar esta crise.

No vídeo abaixo falamos um pouco sobre o que há de bom e ruim na experiência do Home office.

Por isso, organizamos aqui algumas dicas práticas para que você consiga criar um ambiente de trabalho produtivo em sua própria casa, e melhorar sua produtividade, desempenho e qualidade de vida durante esse momento.

Como fazer gestão durante a crise?

Apesar de parecer recente, o método de trabalho remoto chegou ao Brasil na década de 90, com a intensificação da globalização, onde a tecnologia foi e ainda é a sua principal ferramenta.

Porém muitos ainda têm dificuldade de adotar este modelo de trabalho, e os gestores, especificamente, possuem certo receio na hora de gerir o seu negócio e colaboradores à distância. 

Por isso, é importante que inicialmente você:

  • Analise do modelo de gestão da empresa;
  • Reconheça as características processuais dos funcionários;
  • Encontre um meio para realizar a avaliação das atividades;
  • Realize o controle de planejamento de metas;

Você pode aproveitar e baixar nosso Guia Prático de Avaliação de Desempenho, que possui um capítulo dedicado para a Avaliações de colaboradores no Home Office.

10 dicas práticas para o home office

Agora que já compartilhamos algumas dicas voltadas para gestores pensarem a estratégia e gestão do negócio durante a crise, é hora de focar na gestão do seu trabalho remoto.

Marina e André Brik, principais autores sobre o tema de trabalho remoto e home office no Brasil, pontuam no seu livro “As 100 Dicas do Home Office. Um Guia Básico” quais os principais desafios que profissionais enfrentam no home office e as dicas práticas de como resolvê-los.

Inspirados no conteúdo deles, separamos 10 dicas práticas que podem melhorar o seu desempenho, produtividade e a qualidade de vida, confira:

1. Defina sua rotina como se estivesse na empresa

O conforto da sua casa pode funcionar como uma “semente” para a procrastinação ou até mesmo fazer com que você simplesmente não consiga se desligar do trabalho.

Atenção, ter uma rotina não significa trabalhar exatamente no horário comercial da sua cidade, trata-se de te ajudar a organizar sua vida entre o profissional e pessoal.

É preciso saber a hora de começar e concluir a sua função.

2. Entenda o seu horário de melhor rendimento

As maiorias das pessoas possuem um período de maior rendimento, por isso, se você puder não se prenda tanto ao horário.

Escolha os momentos que percebe obter maior produtividade e trabalhe encima deles.

3. Faça uma lista de tarefas

Essa é uma dica essencial para manter a organização sobre o seu trabalho e ao mesmo tempo, realizar a gestão de tempo, prioridades e entregas.

Ter uma lista sempre à vista, além de obter um “script” como apoio, ajudará a manter o foco.

4. Organize o seu espaço de trabalho

É importante que você obtenha um lugar confortável, organizado e limpo para trabalhar.

Além de evitar passar vergonha em uma “call” que poderá surgir de última hora, isso te ajudará a organizar as suas funções e a criar o seu próprio ambiente profissional, onde você entenda quase que inconscientemente que ao estar ali, o seu foco precisará estar 100%.

5. Faça pausas regulares

Tenha os seus momentos para relaxar, tomar um café, fazer um alongamento ou quem sabe, ler algumas páginas de um bom livro. É importante que a sua mente esteja antenada e aberta a novas ideias.

Um período longe do computador, mesmo que por alguns instantes, pode fazer com que você volte com mais foco as suas tarefas.

Só não deixe isso se transformar em uma desculpa para fugir de suas funções, ok?

 6. Evite distrações

Quando falamos sobre a importância de delimitar um horário de trabalho, queremos também reforçar a seriedade de evitar, nesses momentos, distrações. 

Coloque o celular no silencioso, avise a sua família e amigos que estarás trabalhando. Manter o foco será essencial para que você consiga realizar as suas tarefas.

7. Mantenha a comunicação com a sua equipe

Lembre-se, uma empresa não se faz sozinha. É importante manter discussões diariamente, mostrando que você está atento a tudo o que estão fazendo e pronto para auxiliá-los se necessário.

Elogie os projetos, dê feedbacks e feedforwards, mostre que está perto da equipe! 

8. Use ferramentas para facilitar o dia a dia do trabalho remoto

Defina ferramentas que poderão auxiliar todo o processo do home office da equipe e claro na gestão do seu negócio.

As plataformas digitais são “peças chaves” para te ajudar na hora de manter a comunicação entre o time, realizar a avaliação de desempenho dos seus colaboradores, definição de metas e até mesmo oferecer um feedback! 

O processo manterá a equipe alinhada e focada na resolução de suas prioridades para alcance do objetivo final da empresa.

9. Fortaleça a cultura organizacional

Para que o trabalho remoto dos seus funcionários aconteça de maneira positiva, é necessário que todos mantenham uma cultura organizacional e para isso, precisarão trabalhar com autonomia.

Mostre que você está atento ao trabalho da equipe, mas que confia no processo de cada profissional que compõe o time.

Institucionalize a cultura como um valor da empresa e apresente aos colaboradores dicas de como organizar os seus processos para que estejam preparados na hora de solucionar os desafios.

10. Deixe clara a expectativa que você têm na equipe neste momento

Esclareça o que você espera dos seus colaboradores durante o período do trabalho remoto. Além de mostrar confiança em seus processos, deixe claro os objetivos da empresa durante todo o período. 

Isso será essencial para que cada colaborador possa delinear as suas ações para alcance dos resultados

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Como têm sido o home office na sua empresa? Como você têm feito para garantir o alinhamento, comunicação, desempenho e produtividade? Comente aqui e vamos conversar sobre!

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