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Ainda que Accountability não tenha uma tradução exata para o português, definimos objetivamente o conceito como “responsabilização”, seja na esfera pública ou privada.
O termo, entretanto, vai além da busca por culpados por algo não ter acontecido.
No contexto corporativo, podemos pensar em accountability como uma prestação de contas e geração de resultados através de ações pró-ativas em prol de algo maior.
Existem modelos de gestão que fazem da Accountability um dos pilares fundamentais. Como exemplo disso, temos o OKR (Objective and Key Results ou Objetivos e Resultados Chaves)
Não sabe o que são OKRs? Confira nosso Guia Definitivo sobre o modelo!
Accountability: o que significa?
O livro “O Princípio De OZ: Como usar o accountability pra atingir resultados excepcionais“ escrito por Roger Connors, Craig Hickman e Tom Smith, que é considerado como uma bíblia sobre obtenção de resultados, traz uma interessante definição sobre accountability:
Accountability é ter um senso (individual ou coletivo) de responsabilidade por resultados.
Além de trazer este conceito, os autores ainda definem que indivíduos, grupos e organizações podem ser delimitados através de uma linha imaginária – que separa o êxito (acima da linha) do fracasso (abaixo da linha).
Êxito (acima da linha)
Nesse primeiro caso, as principais características esperadas envolvem 4 conceitos:
Visualizar (identificar os desafios);
Tomar posse (responsabilizar-se por um resultado);
Resolver (ter atitude para alcançar o que deseja);
Agir (executar as ações para ter o resultado).
Fracasso (abaixo da linha)
Em contrapartida, há “aqueles” que estão abaixo da linha, marcados pela passividade, que esperam para ver acontecer.
Não se responsabilizam por suas ações, negando dificuldades ao longo de sua trajetória e apontando culpados pelos problemas em geral.
O que podemos concluir a partir desta reflexão?
O princípio de Oz delineia a essência da melhoria de resultados: definição de responsáveis por cada resultado, ao invés de meros encarregados por certas atividades.
Ter accountability é estar acima da linha, separando as empresas comuns das bem-sucedidas.
Mesmo com uma intensa mudança do dinamismo empresarial, ainda há muitas organizações que ainda insistem em uma gestão inflexível e que afasta seus colaboradores, sem levar em conta a diversidade de perfis no quadro de colaboradores.
As novas gerações necessitam identificar-se com a cultura da empresa e internalizá-la por um propósito maior: garantir diferença nos resultados.
Estar motivado com seu trabalho é ter orgulho de pertencer a uma empresa, proporcionando experiências únicas, e ainda ter a possibilidade de adquirir múltiplos conhecimentos.
Muitas vezes não há a necessidade de um grande retorno financeiro, mas sim a noção de que suas ações são valiosas e significativas para a organização como um todo.
E isso funciona como uma via dupla: ao mesmo tempo que o mercado de trabalho exige profissionais que sejam criativos, dinâmicos e sistemáticos, a geração mais jovem busca uma ocupação que tenha significado pessoal.
Por isso que o conceito de accountability é de extrema importância para as organizações em geral. Antes mesmo de pensar em resultados, devemos lembrar que as pessoas são o maior ativo das empresas.
Como posso melhorar o senso de responsabilidade da minha empresa?
Primeiramente, devemos lembrar que a essência do conceito de accountability é atuar conforme seu melhor, considerando os resultados desejados e avaliando possíveis melhorias.
Devemos, então, evitar dar atenção às desculpas do dia-a-dia para transformarmos os colaboradores e áreas inteiras em responsáveis pelos resultados da empresa, a partir de uma posição mais muito mais proativa do que reativa.
A questão aqui não é evitar o erro, mas sim utilizá-lo como forma de aprendizado, assumindo problemas e enfrentando desafios.
Portanto, é imprescindível que haja um entendimento claro sobre os objetivos que a empresa pretende alcançar, permitindo que os colaboradores saibam o que realmente importa para o negócio.
A partir das prioridades, definimos as principais ações a serem tomadas a fim de conquistar os resultados desejados.
Modelo OKR como forma de potencializar accountability
Além do foco em resultados, a o modelo OKR destaca-se por reforçar a virtude de accountability nas empresas.
E isso fica perceptível além do sistema de definição de metas com OKRs, mas principalmente por ser um canal de comunicação que mantém a organização unida a partir da construção colaborativa de objetivos.
Um OKR é composto por um objetivo (sonho) e seus respectivos resultados-chave (critérios de sucesso). (Confira alguns Exemplos de OKR).
Podemos pensar na seguinte formatação para facilitar o entendimento sobre a metodologia:
“Eu quero _____ (objetivo) mensurado por _______ (resultado-chave)”
Estas metas são amplamente compartilhadas e devem ser entendidas por todos. Assim, todos podem identificar de qual maneira podem contribuir com as diretrizes da empresa.
Isto gera um forte senso de responsabilidade com os OKRs, criando expectativas para alcançar resultados desejados.
Os OKRs, ao contrário de metas rígidas e punitivas, não são desenhados para ser uma arma contra os colaboradores, mas sim com uma ferramenta para motivar e alinhar pessoas a trabalharem de forma conjunta, aumentando transparência, empoderamento e accountability.
Como os objetivos estão interconectados entre si, os OKRs garantem que toda a organização esteja alinhada estrategicamente em prol dos resultados desejados.
Isto mantém uma atmosfera empresarial positiva, na qual todos sentem-se motivados a performar cada vez mais.
Dica: Vá além das suas tarefas!
Por fim, acreditamos que um colaborador ideal vai além de suas tarefas e atividades cotidianas;
Procura aumentar sua contribuição constantemente através de inovações, assumindo ações para potencializar a performance de sua organização.
Isto reforça o senso de responsabilidade individual.
A partir da virtude de accountability podemos nos tornar indivíduos mais focados e com alto grau de realizações.
Utilize um Software para potencializar o Accountability na sua empresa
Ter uma rede de colaboradores motivados potencializa os resultados das empresas e, se atrelado ao uso dos OKRs, a organização poderá colher frutos incríveis diante de um ambiente empoderado.
O OKR (Objective and Key Results ou Objetivos e Resultados Chaves) é um modelo ágil de gestão de desempenho focado em propósitos aspiracionais, e que coloca o colaborador no centro da sua gestão.
Com OKRs as pessoas ajudam a definir como a empresa irá alcançar os seus resultados, propondo metas, e contribuindo com insights em tempo real.
Você pode fazer a gestão dos OKRs da sua empresa com o Software CoBlue.
O CoBlue OKR incentiva o Accountability dos colaboradores. Além de engajar pessoas e as incentivar a focar nos resultados de impacto.
Agora que você entende melhor o conceito de Accountability, como anda o senso de responsabilidade na sua empresa? Você enxerga ele nas pessoas?
Comente aqui e vamos continuar essa conversa! 🙂
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