Tempo de leitura: 5 minutos
Traçar os objetivos empresariais são de extrema importância, pois são eles que nos motivam.
Com foco no propósito da organização, é possível defini-los como resultados ou metas, que devem ser alcançados em um prazo previamente estipulado.
O modelo de gestão por OKR (Objective and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave) é famosos por transformar propósito organizacionais que inspiram e motivam todos em uma direção comum, em metas e resultados claros.
Não conhece o OKR? Baixe nosso Guia Definitivo e entenda tudo sobre esse modelo de gestão!
Como dizia John Young, ex-presidente da HP:
“Os objetivos da empresa são uma espécie de cola, o senso básico de direção que une todo mundo.”
Os passos para definir os Objetivos Empresariais
Escrevemos 3 passos a serem seguidos na hora de definir os objetivos:
1º passo para definir Objetivos:
Leve em consideração as diretrizes estratégicas da empresa, tais como Missão, Visão, Valores e Fatores Críticos de Sucesso.
Ao discutir os objetivos (e muitas vezes reformulá-los…), geralmente fazemos as seguintes perguntas:
- Qual a situação da empresa hoje?
- Como imaginamos e desejamos a empresa no futuro?
- Quais resultados esperar, caso eu aja desta ou daquela forma?
- Quais diferenciais a empresa tem em relação ao mercado?
2º passo para definir Objetivos:
Utilize a metodologia SMART! É um jeito de definir os objetivos, de forma que inspire as pessoas a buscá-los, economizando tempo e orientando a ação para o que realmente importa fazer.
O que significa SMART?
É uma sigla para um modelo de construção de metas que consiste nas seguintes características:
Specific: os objetivos devem ser específicos e precisos;
Measurable: para poder ser medido e analisado, os objetivos precisam ser mensuráveis;
Attainable: eles devem ser atingíveis;
Realistic: os objetivos não pretendem alcançar fins superiores aos que os meios permitem;
Time-bound: quando criados, deve-se estipular prazos.
Exemplos de “objetivo” SMART:
- Aumentar a participação no mercado nacional, de 30% para 40%.
- Aumentar o número de vendas em 15% até outubro.
- Reduzir o custo operacional em 10% até o fim do trimestre.
Trabalhar com objetivos trata-se de escalar uma montanha passo a passo, é transformar a visão futura em algo tangível, motivacional e realizável.
3º para definir Objetivos:
Utilize um modelo de gestão de desempenho simples e focados em objetivos.
Recomendamos o OKR, ferramenta que auxilia os líderes e as equipes a discutirem como os objetivos da empresa, dos departamentos e dos colaboradores estão relacionados entre si.
Veja Exemplos de OKR para se inspirar e entender ainda mais!
Quando implantado na corporação, o OKR auxilia no alinhamento das forças de trabalho, melhora a comunicação interna e cria ciclos de aprendizado, já que ao falhar em um objetivo pode ser justificado e reutilizado para a confecção de novos objetivos.
Conheça o Software de OKR da CoBlue e alcance seus objetivos empresariais!
Comunique, alinhe, engage pessoas e mensure os resultados importantes! OKR é um modelo ágil de gestão que incentiva as pessoas a colaborarem com construção de metas que impactem diretamente nos objetivos empresariais.
O Software CoBlue OKR é uma maneira de simplificar e melhor a gestão dos seus OKRs.
O CoBlue OKR incentiva a comunicação e o alinhamento estratégico. Além de engajar pessoas e as incentivar a focar nos seus objetivos empresariais.
E como andam os seus Objetivos empresariais? Acha que essas dicas podem ser útil na gestão da sua empresa? Têm mais dicas e sugestões?
Comente aqui em baixo e vamos continuar essa conversa!
Comments
Very shortly this web site will be famous among all blogging and site-building users,
due to it’s nice articles
Here is my page; vpn special coupon
Great article.
my blog; vpn 2024
I really like and appreciate your article post.Thanks Again.